NBW 146 – O Supremo deve ter a última palavra?

Você acha que o STF é a salvação da lavoura brasileira? Pois saiba que para alguns pensadores do Direito a constante presença da suprema corte determinando a interpretação da Constituição gera uma infantilização da cidadania.

O controle jurisdicional de constitucionalidade das leis no Brasil, inspirado no sistema norte-americano, ainda é considerado um sistema em construção e, por isso, precisa ser aprimorado.

Pouco se discute a viabilidade de sistemas alternativos que possam colaborar para o fortalecimento da democracia e da cidadania.

Entre estas alternativas está o constitucionalismo popular (ou constitucionalismo político) que, em linhas gerais, necessita de legislativo e executivo fortes, além de um sistema de representatividade eficiente, para poder funcionar.

Por ser um tema ainda pouco discutido no Brasil, a pesquisadora Gabriela Carneiro, advogada com mestrado na faculdade de direito da USP, optou por estudar o tema sob a ótica norte-americana. Sua dissertação, no entanto, traz importantes reflexões aplicáveis ao momento atual do Brasil.

BAIXE E OUÇA AQUI

Siga a gente no twitter.com/podcastnbw – facebook.com/podcastnbw – instagram.com/podcastnbw 

E o nosso e-mail para contatos é: [email protected]

Faça parte do nosso grupo de discussões políticas no Facebook

Temos também uma playlist no Spotify

Dissertação da Gabriela Carneiro

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-27012015-160043/pt-br.php

Recomendações

Gabriela Carneiro

Novos Estudos CEBRAP

http://novosestudos.uol.com.br/edicao-atual/

Nise da Silveira. Caminhos de uma psiquiatra rebelde., Luiz Carlos Mello.

Isadora Talamo

Código da Vida, Saulo Ramos