A Primavera Árabe se espalhou rapidamente. Uma onda de protestos populares contra os governos ditadores que começou na Tunísia e, em 2011, chegou na Síria.
O povo sírio lutava por uma democracia e contra um sistema de corrupção revelado pelo Wikileaks. O presidente Bashar al-Assad, diferentemente de outros chefes de governo que foram afastados, respondeu com violência e usou o Exército para controlar os manifestantes – com algum grau de sucesso macabro.
Os rebeldes e opositores começaram a se armar, com ajuda de países como os EUA, França e Canadá. Outras forças, como o Estado Islâmico, também resolveram fazer parte desse conflito.
Mais de 5 milhões de sírios foram obrigados a buscar refúgio em outros países desde que esse conflito começou. E o Brasil recebeu um pequena parte desses refugiados; pouco mais de dois mil sírios foram aceitos como refugiados no Brasil.
Para contar um pouco sobre a vida na Síria e a mudança para o Brasil conversamos com o Jamal, que vivia por lá desde os sete anos de idade, mas se viu obrigado a mudar para outro país quando o conflito tomou proporções alarmantes.
Até a semana que vem!
Siga a gente no twitter.com/podcastnbw / facebook.com/podcastnbw / instagram.com/podcastnbw
E o nosso e-mail para contatos é: [email protected]
Faça parte do nosso grupo de discussões políticas no Facebook
Temos também uma playlist no Spotify