INTERSECCIONALIDADE: BRUNO VÉRAS

Olá Ouvintes do NBW,

O episódio de hoje surgiu de um questionamento: por que aprendemos história do Brasil de uma maneira relativamente superficial?

O Bruno Véras é historiador, professor, doutorando na York University em Toronto. Especialista em escravidão no Brasil, o Bruno coloca um reflexão interessante: Lemos biografias de Imperadores, Presidentes, mas não lemos biografias de Escravos.

Nesse episódio o Bruno conta a visão dele sobre como a nossa história é ensinada (e como deveria ser ensinada) nas escolas e fala sobre o interessantíssimo projeto Baquaqua, no qual ele é Coordenador.

Ter programado de soltar essa conversa com o Bruno, um historiador que trabalha na reconstrução da História do Brasil, nesta semana é um coincidência cruel. Infelizmente, a destruição e distorção da nossa história não é de hoje; sempre foi mais barato assassinar nosso passado do que ter que lidar com ele para promover a mudanças necessárias. Por esse motivo, projetos como o do Bruno deveriam ter uma ampla divulgação.

Se quiserem saber mais sobre o projeto Baquaqua, acessem os links abaixo:

http://www.baquaqua.com.br/

https://www.facebook.com/mgbaquaqua/

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/202-264937351/50101-projeto-de-historiador-pernambucano-resgata-relato-autobiografico-de-um-ex-escravo-no-brasil

Espero que gostem, e até semana que vem, quando vamos conversar sobre Feminismo.